Powered By Blogger

TWICE AS A BRIGE

terça-feira, 1 de junho de 2010

Igreja nossa senhora do brasil


Paróquia

Por que Nossa Senhora do Brasil?

Esta denominação surgiu no século XIX, quando a imagem original foi enviada do Brasil para Nápoles, Itália, como forma de protegê-la de profanações que ocorriam nos templos.
Começou a ser chamada informalmente “Madonna del Brasile”, daí a origem do nome em português.

É uma grande alegria para o povo brasileiro ter o nome de seu país ligado a Nossa Senhora, algo que não é comum, ocorrendo apenas com a Áustria, Luxemburgo e o Líbano.

Aqui no Brasil, além de São Paulo, Nossa Senhora é venerada no Rio de Janeiro e em Porto Alegre.

A igreja

Encontra-se no
bairro do Jardim América, na Praça Nossa Senhora do Brasil (esquina da Avenida Brasil com a Rua Colômbia).
É um dos templos mais elegantes de São Paulo, com inspiração nos templos mineiros e com um interior que recorda belas igrejas portuguesas.

Possui belos painéis de pastilha cerâmica que lembram a Igreja de São Basílio, em Moscou, e a balaustrada de suas torres remete a minaretes muçulmanos.

No seu interior encontra-se o altar-mor de madeira entalhada que pertenceu à Igreja de Sant’Ana de Mogi das Cruzes, com data estimada de 1740, de acordo com o escritor francês Germain Bazin na obra L’Architecture Religieuse Baroque au Brésil.

Arquitetura

Em 1940, Dom José de Afonseca e Silva, segundo Arcebispo de São Paulo, criou a paróquia do Jardim América, na cidade de São Paulo, e instituiu-se que Nossa Senhora do Brasil seria a Padroeira.

A autoria do projeto inicial da igreja, em estilo colonial brasileiro modernizado, era de autoria do engenheiro George Przirembel, integrante da comissão de honra.
Porém, o projeto que foi efetivamente executado é do arquiteto e professor Bruno Simões Magro, catedrático da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

As obras tiveram início em 1942, por iniciativa do vigário Monsenhor João Batista de Carvalho, que foi também deputado estadual e jornalista, em local cedido pela Prefeitura Municipal, numa área planejada para jardim pela Companhia City.

Sua execução ficou a cargo da empresa Tavares Pinheiro S.A., sob direção do engenheiro Breno Tavares, e os trabalhos se prolongaram por quatorze anos, quando uma empresa especializada começou a belíssima decoração interna.

Padroeira

A imagem de Nossa Senhora do Brasil
Inicialmente conhecida como Nossa Senhora dos Divinos Corações, a imagem é de autoria incerta.

Crê-se que seja da autoria dos primeiros jesuítas que aqui estiveram, até mesmo que sua inspiração tenha sido ditada pelo Beato Padre José de Anchieta, quando esteve em Pernambuco.

Ela é esculpida em madeira e representa a Virgem com feições indígenas, tendo ao colo um Menino mestiço, cada qual com um coração no peito.

Arquidiocese de São Paulo.

Desmembrada do Rio de Janeiro em 1745
Endereços Av. Higienópolis, 890 / 01238-000
Av. Pacaembu, 954 / 01234-000
Rua do Paraíso, 21 / 04103-000 (greco-melquitas)
Rua Tamandaré, 355, Liberdade / 01525-001 (maronitas)
Av. Tiradentes, 718, Luz / 01102-000 (exarcado)
Caixa Postal 1670 / 01064-970
Arcebispo de São Paulo Cardeal Dom Frei Cláudio Hummes

Bispo Auxiliar de São Paulo Dom Gil Antônio Moreira

Bispo Auxiliar de São Paulo Dom Antônio Gaspar

Arcebispo Eparca dos Greco-Melquitas Dom Fares Maakaroun
Bispo Eparca dos Maronitas Dom Joseph Mahfouz

Bispo Exarca para America Latina website
Dom Vartan Waldir Boghossian

Região Pastoral: Bairros do centro e zona norte de São Paulo





Guia de Noivos

O Guia de Noivos é uma publicação anual da Paróquia Nossa Senhora do Brasil que tem como objetivo servir de material de apoio aos noivos na organização de seu casamento.

Apresenta orientações e dicas sobre a cerimônia, além de profissionais que prestam diferentes serviços úteis, credenciados pela Paróquia Nossa Senhora do Brasil (formalmente de acordo com as normas da Igreja, conforme Termo de Autorização para Prestação de Serviços Profissionais, sendo responsáveis pelo cumprimento de suas obrigações contratuais).
Sua distribuição é gratuita.



Para anunciar, contate-nos pelo e-mail guiadenoivos@nossasenhoradobrasil.com.br

Fonte: Site Oficial Igreja Nossa Senhora do Brasil.

Mil bjos,

Anna